Algarve Walking Season foi «reativada» para promover festivais de caminhadas algarvios
Nova direção do Turismo do Algarve apostou na reativação desta rede e da promoção conjunta dos quatro festivais de caminhadas do Algarve
Por: Sul Informação
Nunca desapareceu, mas andava há anos adormecida. Agora, o Turismo do Algarve decidiu dar um renovado fôlego à marca Algarve Walking Season (AWS), para dar outra dinâmica à promoção da rede que junta os quatro festivais de caminhadas que se realizam no Algarve.
A «reativação» da AWS foi anunciada esta segunda-feira, dia 19 de Fevereiro, numa conferência de imprensa que também serviu para levantar o véu sobre os quatro eventos que pertencem à rede: o Caminheiros, de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, o Walking Festival Ameixial (Loulé), o Walk & Art Fest de Barão de São João (Lagos) e o Festival de Caminhadas de Monchique.
Este “renascimento” aconteceu por iniciativa das comissões executivas da Região de Turismo do Algarve e da Associação Turismo do Algarve, que são ambas presididas por André Gomes.
«Foi uma vontade inequívoca em voltar a apostar claramente neste segmento e nesta marca que congrega quatro festivais, que se organizam na região ao longo de todo o ano e que propiciam precisamente isso: motivação de visita na região durante todo o ano, particularmente em época baixa, combatendo, desta forma, a sazonalidade», explicou André Gomes.
Segundo revelou durante a sessão João Ministro, coordenador da rede Algarve Walking Season e responsável pela organização do Festival de Caminhadas do Ameixial – o mais antigo no Algarve -, são esperadas «mais de 3 mil pessoas, nos quatro festivais, em 2024», um número que é «muito conservador», uma vez que, acredita, haverá uma procura muito superior.
O mesmo acontece com as atividades previstas, no conjunto dos quatro eventos, que serão «mais de 200», entre «caminhadas, workshops, conversas, intervenções artísticas locais, momentos musicais, entre outras».