Impacto no
Território
O Algarve Walking Season contribui diretamente para a economia local, nomeadamente através dos serviços prestados nas áreas da animação turística, restauração e alojamento. Por outro lado, dá a conhecer a realidade de territórios algarvios de baixa densidade em cinco diferentes concelhos que, ano após ano, enfrentam os efeitos progressivos do envelhecimento da população, despovoamento e desertificação, sendo cada vez mais desafiante atrair iniciativas, investimento e pessoas para estes territórios.
Compromisso de sustentabilidade
ambiental e social.
A Cooperativa QRER no âmbito da dinamização da marca AWS, assim como as entidades promotoras dos diferentes festivais, desenvolvem esforços e sinergias no âmbito da organização dos eventos no sentido de recorrer a boas práticas de sustentabilidade, ambiental e social, designadamente através do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em particular:
Boas Práticas
Recurso à utilização de materiais sustentáveis e ecológicos, com redução do uso de plásticos durante a organização dos eventos.
Produção de merchandising de carácter utilitário e duradouro.
Preocupação com a redução da pegada de carbono, através do fomento a meios de transporte coletivos e partilhados.
Desenvolvimento de ações de reflorestação.
Realização de atividades de carácter educativo e pedagógico dirigidas ao público infantil, famílias e às comunidades locais.
Envolvimento das comunidades locais nas atividades dos festivais.
Apoio direto às economias locais dos territórios abrangidos pelos festivais.
Ações de recuperação do património local e seus elementos identitários, como um palheiro tradicional ou limpezas de fontes de água.
Atividades de produção artística no território, envolvendo as comunidades locais.