“Pelos Trilhos da Memória” é o tema do 1º Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Neve
De 7 a 9 de Fevereiro a freguesia de Santa Bárbara de Nexe, no interior do Concelho de Faro, recebe o primeiro festival de caminhadas, realizado neste território único do barrocal algarvio. Caminhadas para todos os gostos, workshops e oficinas, atividades de saúde e bem-estar e ainda um interessante programa cultural dedicado ao património e identidade locais são os atrativos do mais recente festival da rede Algarve Walking Season.
O Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Nexe (WFSBN) chega com dezenas de atividades para todos os que apreciam o contacto com a natureza e as atividades ao ar livre.
Além do usufruto da natureza e da divulgação do rico património cultural da freguesia, o festival enquadra-se também num projeto de identificação, recuperação e preservação dos muitos trilhos centenários que salpicam todo o território da freguesia, alguns deles já quase perdidos.
A recuperação destes trilhos iniciou-se em 2005 com a limpeza gradual de alguns destes caminhos antigos, por parte da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe. Um processo que recebeu um novo impulso em 2022, através do Orçamento Participativo, que permitiu dar continuidade à recuperação destes trilhos e proceder à sua melhoria. Já em 2023 este esforço acaba por traduzir-se na classificação de 129 caminhos vicinais, destinados ao trânsito rural e sem trânsito automóvel, como domínio público, culminando, em 2024, na homologação de 3 Pequenas Rotas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. São estas 3 Pequenas Rotas o ponto de partida para este festival.
A primeira edição convida todos os amantes das caminhadas e da natureza a virem descobrir estes trilhos de um tempo em que os caminhos se percorriam a pé ou com animais e em que eram a única via de comunicação das gentes que habitavam estes territórios.
É conhecida de todos a força da cultura popular da freguesia de Santa Bárbara de Nexe, materializada, sobretudo na música e na poesia popular - onde se destacam o acordeão e as tradicionais charolas - mas também na abundância de pedra que em tempos difíceis, quando o trabalho puramente manual obrigava a aguçar o engenho e a criatividade dos ofícios, foi a principal forma de subsistência de tantos homens e famílias.
São também as pedras que ainda hoje revelam alguns desses trilhos percorridos há centenas e centenas de anos, quando ainda nem se sonhava com a energia elétrica, e era com a ajuda de mulas e burros que se percorriam as distâncias mais longas.
São percursos que ainda revelam a beleza natural deste outro Algarve tantas vezes esquecido, enquadrados numa paisagem que tanto nos oferece a vista do mar ao longe, como a emersão nos campos onde reinam os aromas das plantas autóctones como o tomilho, o rosmaninho e o funcho, ou ainda a presença dos velhos moinhos que ainda resistem por estes montes. Percorrer estes trilhos torna-se, assim, uma verdadeira experiência sensorial e uma oportunidade única de verdadeira conexão com a natureza e com a história e o património cultural deste território.
Muitas destas memórias e destes saberes continuam vivos neste território, e é em homenagem a esse património, material e imaterial, que nasce este festival.
O WFSBN é organizado pela Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe em parceria com a Algarviana Team, a Associação Nexense e a Bifanas Team, com o apoio do Município de Faro. Conta ainda com a parceria de inúmeras associações e parceiros locais que viabilizam e dinamizam grande parte das atividades do festival.
Programa e inscrições em www.wfsbn.com.